Conheça quais são os tipos de aposentadoria que existem no Brasil

Se você é colaborador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e quer se aposentar, o primeiro passo é saber qual tipo de aposentadoria é a mais adequada.

Depois de tantos anos de trabalho duro, seu descanso é mais do que merecido. É hora de se aposentar, mas saiba que para ter direito ao benefício, é importante que a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esteja em dia. Este é o órgão responsável por administrar o recebimento mensal do contribuinte e garantir sua aposentadoria.

A renda do empregado será substituída por esse salário, que ao final do exercício de suas atividades laborais, poderá ser adquirido por diversos motivos, como a velhice, ou condições que tenham prejudicado sua saúde.

Aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade é um benefício devido ao trabalhador que tiver o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos, se for do sexo masculino, ou 60 anos, se for do sexo feminino. Para o “segurado especial” (agricultor familiar, pescador artesanal, indígena, etc.), a idade mínima é reduzida em cinco anos.

Aposentadoria por tempo de Contribuição

Uma das formas mais conhecidas e para ter direito é preciso ter contribuído em tempo integral ou proporcional, enquanto uma variável de acordo com o valor e o tempo de contribuição. No caso de aposentadoria integral, o homem deve ter contribuído pelo período mínimo de 35 anos e uma mulher, por 30 anos.

A aposentadoria proporcional é considerada antecipadamente e o tempo de contribuição com o Plano de Pensões. Os pedidos de ajuda foram feitos a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres precisam ter mais de 48 anos e 25 anos de contribuição.

Aposentadoria por Invalidez

O benefício da aposentadoria por invalidez fornecida ao trabalhador incapacitado de realizar suas funções, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS. O salário é pago enquanto persiste e pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.

Inicialmente, o município deve aplicar para um benefício de doença, que tem os maiores benefícios de aposentadoria por invalidez. Se uma habilidade de ciência é uma constante para o trabalho, uma possibilidade de outra função, uma aposentadoria por invalidez será indicada.

Aposentadoria especial

Tem direito a esse tipo de aposentadoria o trabalhador que fica exposto a agentes nocivos em sua atividade profissional. Incluem-se aí os fatores químicos, biológicos ou físicos. Para ter direito, é preciso atingir 25 anos de contribuição, seja homem ou mulher.

Você precisa apresentar os mesmos documentos das aposentadorias anteriores e, além disso, um laudo técnico assinado por médico ou engenheiro da empresa ou das empresas em que trabalhou durante esses 25 anos. Verifique se sua profissão se enquadra entre as elegíveis para a aposentadoria especial.

Tags: , , , , ,

Category: Aposentadoria